Socialmente foram sendo construídos os papeis de cada um na sociedade, a forma como nos organizamos em família é uma herança que vamos passando ao longo das gerações, sem sequer questionarmos muito.
Felizmente, vejo nos dias de hoje, cada vez uma maior consciência e vontade de evoluir sobre o que é isto de ser pai, que papel decido ter.
Seria redutor definir algo fixo, ou estabelecer algum padrão, acredito que o papel de pai/ mãe, tem muito a haver com a entrega de cada um, com a forma como sabemos expressar o amor, com a maturidade e a disponibilidade para lidarmos com os nossos próprios desafios.
Se o papel de um pai é diferente do de mãe? Para mim, o papel é igual, o olhar que cada um tem sobre as situações é que é necessariamente diferente, a forma como gerimos e reagimos às situações é que muda. Nenhuma delas é 100% certa ou errada, são sim complementares.
Parentalidade é essa cooperação constante para um bem maior, a vida de um filho, é alinhar valores, é ter por certo qual a missão da família para que, unidos se permita que a criança ganhe a sua própria identidade.
A realidade é que nem sempre estamos certos do nosso papel, por tantos que temos de desempenhar, por vezes sentimo-nos perdidos e assoberbados com tantas solicitações, acabando por ceder a pressões externas ou nossas. Porque não parar 10 minutos para refletir que papel quero ter na minha parentalidade, o que eu quero transmitir quando faço o que faço, ou quando digo o que digo? Que objetivos tenho para esta família, desejos e sonhos?
Eu vejo a parentalidade como um todo em prol de uma criança, também ela única e especial, sem hierarquias, nem postos, sem rótulos ou definições que nos restrinjam, apenas um sistema que pretende o bem maior de todos, a felicidade. Que possamos todos educar para a Paz.
Pai ou mãe, qualquer um pode ter esse papel, basta amar com todas as nossas forças e querer ser sempre melhor.
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Amor e Liderança, conjungam?
O que precisamos para o Novo Ano
ACOLHIMENTO
O QUE PODEM E NÃO PODEM
MÉTODOS DE ESTUDO
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PARA A QUARENTENA / VIDA
Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt