Chegamos ao mês de fevereiro e para este mês escolhi trabalharmos as nossas forças de caráter, amor e liderança. Assim à primeira vista parece que não tem muita ligação e talvez por isso mesmo achei importante o seu desenvolvimento em conjunto. Porque acredito que todos somos líderes da nossa própria vida e que se o fizermos com amor será muito melhor para todos.
A liderança está englobada na virtude justiça e como força de caráter diz respeito à tendência para organizar e encorajar um grupo a realizar tarefas e ao mesmo tempo manter as boas relações entre todos. A liderança envolve compromisso pois é preciso estabelecer metas definir planos e colocar-me em ação para os alcançar. Um bom líder tem uma Visão e uma Mensagem positiva que inspira outros.
Quanto mais cedo ajudarmos os nossos filhos a saberem estabelecer metas e para elas delinearem um plano ou seja assumirem compromissos e fazerem-no com motivação, com amor melhor. Estamos a prepará-los para os desafios que irão enfrentar, no fundo estamos a ensiná-los a liderarem a sua própria vida sem dependerem da opinião dos outros ou do que os outros fazem. Para eu me sentir um líder eu preciso de acreditar em mim de ter sonhos e de acreditar que vou conseguir.
Se repararem bem a liderança começa na nossa família, de que me adianta ser um excelente líder da minha empresa se na minha própria casa não consigo estabelecer objetivos, não tenho uma visão clara do projeto de família que eu estou a construir, se não consigo comunicar com a “minha equipa” entenda-se com o nosso parceiro e filhos. A atitude de liderar é algo que ensinamos todos os dias aos nossos filhos através do exemplo, quando estamos presentes para escutar as questões de cada um, quando somos flexíveis e nos adaptamos aos imprevistos de termos um filho doente, ou gerimos as finanças familiares explicando porque é preciso poupar, quando sabemos delegar tarefas e confiamos que vão ser capazes de executar. E se há espaço em que faz sentido liderar com Amor, é na família.
O amor visto aqui como força de caráter e não como emoção, é a forma como eu valorizo os relacionamentos próximos e contribuo para essa proximidade de forma calorosa e genuína. O amor é recíproco ou seja, refere-se tanto a amar os outros quanto à nossa disposição de aceitar o amor dos outros. São Identificados quatro tipos de amor: o amor do apego entre pais e filhos; o amor compassivo ou altruísta através da bondade; o amor companheiro que se demonstra na amizade; e o amor romântico com o nosso parceiro ou parceira. A forma de demonstrar essa força é algo que podemos desenvolver nos nossos filhos exatamente através da própria forma como demonstramos o nosso amor por eles e de como aceitamos o afeto dos outros. E podemos fazê-lo de várias formas seja através de gestos de carinho, seja por palavras, ações tudo contribui para a nossa demonstração e recetividade de afeto. Também eles podem ter formas diferentes das nossas de mostrar e de gostar de receber, é importante esse respeito pela individualidade de cada um, não fosse essa ação só por si um ato de amor.
O desafio que vos lanço este mês é como nós pais podemos liderar a nossa família com amor, sabendo que esse é o exemplo que estamos a ensinar aos nossos filhos, que lideres estamos a criar?
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
O que precisamos para o Novo Ano
ACOLHIMENTO
O QUE DESEJAMOS PARA OS NOSSOS FILHOS?
O QUE É SER CRIANÇA
RECOMEÇO OU CONTINUIDADE
Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt