4 de Novembro, 2024

As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem 

Este mês proponho o desenvolvimento de duas forças, que aparentemente não se interligam, até talvez pareçam opostas mas que no final de contas podem vir a ser duas boas aliadas. O desenvolvimento tanto de uma como de outra traz benefícios significativos no desenvolvimento das nossas crianças e jovens, quando utilizam a prudência tendem a fazer escolhas mais saudáveis, a evitar problemas devido aos impulsos, enquanto que quando utilizam o amor pela aprendizagem, destacam-se pela curiosidade e pela procura constante de crescimento. 

A força de caráter Prudência insere-se na categoria da virtude da Temperança, significa ser cuidadoso com as escolhas que fazemos, parar e pensar antes de agir. Quando se é prudente, não se assumem riscos desnecessários e não se diz ou faz coisas das quais nos podemos arrepender mais tarde. Se esta for uma força desenvolvida então somos capazes de considerar as consequências das nossas ações a longo prazo. Prudência acaba por ser uma forma de raciocínio prático, a capacidade de examinar as consequências potenciais das ações, ser objetivo e controlar-se com base nesse exame, implica planear a mais longo prazo, e identificar metas mais imediatas. É frequentemente referida como sabedoria cautelosa, sabedoria prática e razão prática. No fundo é a capacidade de pensar antes de agir, avaliar as consequências das próprias ações e tomar decisões com cuidado. Está relacionada ao autocontrole, à responsabilidade e à habilidade de fazer escolhas com sabedoria, evitando riscos desnecessários. 

Já é sabido que não há forma melhor de ensinar os mais novos que não seja pelo exemplo, ao partilharmos com eles como tomamos as nossas decisões, que medimos as consequências e planeamos as ações. Tão importante como o exemplo é sermos um espaço disponível para o diálogo, para que tragam as suas dúvidas, ajudar a perspetivar e ver os vários cenários, outro ponto importante é depois de um determinado acontecimento incentivar a procurarem novas formas de agir, numa próxima circunstância o que podem fazer de diferente e o que precisam de organizar. Mas a prudência não está relacionada só com tarefas e situações, vejo também como uma força de cuidado ao outro e para connosco, não colocarmos outros em risco pelas nossas decisões nem a nós próprios. A capacidade de cuidar, de ter cautela respeitando a individualidade de cada um. 

Inserido na virtude Sabedoria encontra-se a outra força de carácter Amor pela Aprendizagem, que no fundo expressa a paixão e o desejo por querer saber sempre mais, esta força é muito próxima à força que já exploramos antes da curiosidade, mas enquanto a curiosidade é aquele primeiro impulso que nos motiva à procura de coisas novas, é o arranque, o amor pela aprendizagem está interligado ao desejo de manter e aprofundar esse conhecimento, é uma força constante que se reforça a si mesma, é quando estamos tão envolvidos em algo que nos motivamos a persistir. Nós pais ajudamos a desenvolver esta força quando estamos genuinamente interessados naquilo que eles nos querem contar e estimulamos a que aprofundem esse conhecimento. Por isso quando incentivamos as crianças a fazerem perguntas e em conjunto procurar as respostas, despertar o interesse através de atividades, livros, pesquisas, no fundo proporcionar estímulos que levem ao interesse e curiosidade por algo de forma a que traga prazer, em que a criança sente-se capaz e que o que está a aprender é útil. Quando valorizamos o seu empenho muito mais do que o resultado, a aprendizagem por si só e não como um meio para obter algo, o conhecimento pelo prazer que ele proporciona estamos de facto a criar um ambiente propício ao desenvolvimento desta força. 

Apesar de serem forças distintas, Prudência e Amor pela Aprendizagem conectam-se de forma rica e dinâmica. Ambas são fundamentais para que crianças e adolescentes se tornem adultos equilibrados, reflexivos e entusiasmados pelo conhecimento. Elas podem funcionar como um sistema de apoio mútuo, com a prudência a garantir que o entusiasmo pelo saber seja equilibrado e seguro, enquanto que o amor pela aprendizagem traz motivação e inovação ao processo reflexivo. Ao preparar as crianças para explorar o mundo com segurança e responsabilidade, estamos a desenvolver ambas as qualidades, os jovens ganham a habilidade de pensar antes de agir e a motivação para seguir em frente, sempre na procura pelo conhecimento. O nosso papel é fundamental para nutrir esse equilíbrio ao criar oportunidades de aprendizagem reflexiva, segura e estimulante. Com essas duas forças bem desenvolvidas, as crianças e os adolescentes estarão mais bem equipados para enfrentar o futuro com curiosidade e sabedoria. 

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