Dream TALKS

Curiosidade e Autocontrolo

Será sequer que faz sentido ter autocontrolo quanto à nossa curiosidade? Será que desejamos que os nossos filhos tenham um autocontrolo tal que nem lhes permitimos expressarem-se?

Saiba mais >>

Juntar entusiasmo e trabalho em equipa! 

Este mês decidi juntar, para vos trazer, duas forças de caráter que acredito, que se estiverem de mãos dadas serão muito mais fortes. 

Saiba mais >>

Amor e Liderança, conjungam? 

O desafio que vos lanço este mês é como nós pais podemos liderar a nossa família com amor, sabendo que esse é o exemplo que estamos a ensinar aos nossos filhos, que lideres estamos a criar? 

Saiba mais >>

O que precisamos para o Novo Ano 

Este ano quero-vos propor algo diferente, vamos fazer uma viagem por aquilo que cada um tem de melhor e como o podemos potencializar de forma a que conquistem os vossos desejos. 

Saiba mais >>

ACOLHIMENTO

Se o primeiro passo que dermos em relação a alguém for de acolhimento acreditem seria tão mais fácil. No fundo estamos a falar de empatia essa habilidade de estabelecer a conexão com o outro, algo que pode ser aprendido e desenvolvido em qualquer idade.

Saiba mais >>

Como gerir os ecrãs?

Se há dilema que é transversal a todos, qualquer que seja a idade dos filhos, é como gerir os ecrãs.
Infelizmente é também motivo principal de discussões e atritos na família e muitas das vezes utilizado como forma de castigo. A verdade é que é, todo um mundo novo que está em permanente mudança e nós com ele a tentar perceber e acompanhar.

Saiba mais >>

O que nos move?

Um dos maiores desesperos dos Pais que me procuram é a apatia e desmotivação dos seus filhos, principalmente na altura do 2º, 3º ciclo, é transversal. O que mais oiço dizer é: o meu filho não gosta de estudar, não tem motivação para nada, passa o tempo a jogar ou no telemóvel, nada lhe interessa, tudo é uma seca e por aí fora…

Saiba mais >>

RECOMEÇO OU CONTINUIDADE

Agora imaginem o impacto que esta mudança na linguagem pode ter quando empregue com os nossos filhos, e isto é algo que podemos aprender e ensinar-lhes, que eles podem escolher a forma como veem o inicio do novo ano escolar, como uma continuidade do seu crescimento.

Saiba mais >>

FÉRIAS E AUTOCUIDADO

Até que chegam as férias de verdade e puf! Os nossos sonhos caem por terra e com eles a nossa esperança e só fica a desilusão. E porque será que entramos nesse ciclo vicioso, sempre na expectativa que é na próxima que algo vai mudar?

Saiba mais >>

O QUE PODEM E NÃO PODEM

O nosso medo de errar como pais é tão grande que colocamos tudo em causa, até o nosso discernimento e capacidade de decisão, é verdade que o contexto atual é muito diferente e nem sempre nos sentimos preparados para o enfrentar, mas uma coisa é certa, cada pai ou mãe decide sempre o que é melhor para os seus filhos, mesmo que isso implique errar.

Saiba mais >>

O QUE É SER CRIANÇA

Será assim tão difícil lembrar como era ser criança? Não só da capacidade de brincar, sem receios e preconceitos, é mais do que isso, falo da leveza que o ser criança pressupõe. É algo que parece que vamos deixando para trás à medida que crescemos, um dia acordamos e já não a temos! Vamos abrindo mão de algo tão precioso, mesmo sem saber, nem damos conta, e faz-nos tanta falta para encarar a vida.

Saiba mais >>

QUERO COLO!

Mesmo que não tenhamos filhos, nós somos filhas(os) também, às vezes esquecemo-nos disso ou pelo contrário mantemo-nos nesse papel eternamente, cada um de nós iniciou a sua vida como bebé e cada um de nós tem a sua própria família, seja qual for o formato ou composição, que será sempre única.

Saiba mais >>

APRENDER COM OS NOSSOS FILHOS

Cada vez me convenço mais de que nós os “crescidos” temos muito mais a aprender com as crianças, do que elas connosco. Como se na nossa essência trouxéssemos o que mais importa, esse espírito livre, aberto e disponível para o que a vida nos dá e fossemos desaprendendo ao longo do caminho.

Saiba mais >>

AUTOCRÍTICA, POSITIVO OU NEGATIVO?

Muito se fala nesta questão de uma pessoa saber se autoavaliar, criticar-se, dar a si próprio feedback, até nas escolas se tem fomentado isso, mas será que estamos preparados?
Ou estamos a fazer da melhor forma?

Saiba mais >>

O QUE ESTAMOS DISPOSTOS A MUDAR?

Fala-se muito da importância da mudança de hábitos, seja para sermos mais saudáveis, ativos, produtivos e tantas outras coisas, tudo em prol do nosso bem-estar e de sermos mais e melhor. Mas será bem assim?

Saiba mais >>

NOVOS HÁBITOS NA FAMÍLIA

O início do ano é propício a fazermos balanços e planos, a criarmos expectativas, definirmos objetivos que queremos alcançar no novo ano. Infelizmente muitos desses planos caem por terra logo no princípio ou vão ficando pelo caminho.

Saiba mais >>

ESPÍRITO NATALÍCIO COMO MANTER

Chegámos ao último mês do ano, é um misto de situações e sentimentos que nos vão empurrando entre ansiedades e esperança. Se por um lado andamos numa correria entre prendas, preparativos e festas de Natal, por outro fazemos um balanço, nem sempre tão positivo quanto o desejávamos, do ano que está a acabar, depositando todas as nossas esperanças no que está para vir.

Saiba mais >>

RELAÇÕES FAMILIARES O QUE QUERO CONSTRUIR

É-nos passada a ideia de que é suposto saber lidar com as relações na nossa família, que é algo que já se nasce ensinado. Infelizmente nada mais longe da verdade, mas como é suposto todos sabermos, não nos dispomos a aprender, muitas das vezes só conseguimos ver que os outros estão errados!

Saiba mais >>

MÉTODOS DE ESTUDO

Uma das grandes preocupações dos pais nos dias de hoje é a falta de metodologia dos filhos quer em termos de organização das tarefas da escola, quer do próprio estudo.

Saiba mais >>

MENTALIDADE DE CRESCIMENTO

Há um tema que tenho vindo a trabalhar cada vez mais com os “meus” jovens, e por isso vejo o sentido de urgência de começar o mais cedo possível na infância e de até desenvolver
nos pais.

Saiba mais >>

FÉRIAS O ANO TODO?!

É tempo de férias, tempo de lazer de descontrair e aproveitar! Será?

Acredito que muita da nossa ansiedade está relacionada com as expectativas, os cenários idílicos que criamos, quer seja pelo desgaste que vamos acumulando durante o ano, quer seja pela nossa necessidade de sentir que estamos a fazer tudo bem e temos a família perfeita.

Saiba mais >>

SOMOS SERES SOCIAIS

Um dos motivos que hoje em dia deixa os pais mais preocupados, é a socialização dos seus filhos. Por várias razões diferentes, mas todas têm em comum a dificuldade deles terem e manterem relações saudáveis entre os pares.

Saiba mais >>

A IMPORTÂNCIA DA INDIVIDUALIDADE

No mundo global como o de hoje, em que tantas vezes generalizamos as nossas ideias e rotulamos as pessoas pelas aparências, grupos a que pertencem ou ideias que defendem com todas as consequências que isso acarreta, torna-se urgente respeitar a individualidade de cada um, a começar pela nossa própria individualidade.

Saiba mais >>

O QUE É ISTO DE SER MÃE?

Não sei se haverá definição do que é ser mãe, ou até se é possível, parece-me muito ambicioso querer definir algo que abarca tanta coisa e é tão complexo. Para mim depende do momento, do que estou a sentir e a experienciar, é algo mutável que cresce e se desenvolve, como os nossos filhos, e nunca será igual para todas as mães.

Saiba mais >>

CONFIAR NOS NOSSOS FILHOS

Uma das coisas mais importantes numa relação é a confiança, não necessariamente no sentido de podermos ou querermos dizer tudo o que nos passa pela cabeça, mas principalmente no sentido de podermos contar com o outro, de sentirmos que estará lá para nós de forma incondicional, de que há sinceridade acima de tudo, de que aquilo que vemos e ouvimos é a verdade!

Saiba mais >>

O QUE É ISTO DE SER PAI?

Socialmente foram sendo construídos os papeis de cada um na sociedade, a forma como nos organizamos em família é uma herança que vamos passando ao longo das gerações, sem sequer questionarmos muito.

Saiba mais >>

COMUNICAR É FÁCIL! SERÁ?

Todos comunicamos diariamente com dezenas de pessoas e a vários níveis, mas será que nos sentimos realmente ouvidos e compreendidos?

A comunicação depende de um emissor, da transmissão de uma mensagem e de um recetor.

Saiba mais >>

E AGORA?

Depois de três meses e meio de confinamento o ano letivo chegou ao fim!!!
Se por um lado respiramos todos de alívio, pois já não temos de estar constantemente a ver se a ligação não cai, se estão nas aulas ou não, se fizeram tudo o que era suposto, a sermos interrompidos com “Mâeeeeeeee não percebo!” ou “Podes ajudar-me?” ou “Tenho fome!” ou ainda o clássico “Podes só explicar-me o que é para fazer?” Vem um novo pânico…. E agora?

Saiba mais >>

ÚLTIMA SEMANA DE AULAS!

Está a chegar ao fim mais um ano letivo que, quando começou, ninguém imaginava os desafios, peripécias e dificuldades que todos íriamos passar.

Saiba mais >>

DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA

Nunca passamos tanto tempo junto da família como agora. Esta quarentena “obrigou-nos” a partilhar com os nossos, o mesmo espaço 24 sobre 24 horas, com tudo o que isso possa trazer de bom e de mau.

Saiba mais >>

DIA DA MÃE

A nossa viagem enquanto mães, é uma queda livre constante! Ás vezes adoramos a sensação, outras entramos em pânico.

Saiba mais >>

DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PARA A QUARENTENA / VIDA

Se houve alguma coisa que esta pandemia nos trouxe foi a certeza de que temos de ser flexíveis, já muito se sabia que essa era uma habilidade fundamental, nas empresas, nos líderes e gestores de equipas. Mas agora ela teve de ser rapidamente incorporada nas famílias, e é fundamental desenvolver essa competência a nível pessoal e quanto mais cedo a ensinarmos, mais fácil se torna de a colocar em prática.

Saiba mais >>

O IMPACTO DA QUARENTENA NOS MAIS NOVOS

Muito se tem falado no impacto imediato e a longo prazo que esta quarentena nos tem causado, seja a nível das empresas, do trabalho de forma geral, das escolas, das famílias e claro está da saúde entre muitos outros campos!!!

Saiba mais >>

MAS AFINAL O QUE É REALMENTE O DIA DO PAI?

Por vezes esquecemos-nos da verdadeira essência que deveria ter este dia, o de celebração pela figura paternal, por tudo o que ela nos entrega, pela protecção, pelo carinho, pelo amor incondicional, pela segurança, pelas regras e limites, por nos mostrar o caminho e ao mesmo tempo deixar-nos ir por onde queremos.

Saiba mais >>

PENSAMOS O QUE EDUCAMOS?

Quanto mais oiço os pais a falar, mais me apercebo que muitas das ideias, das frases feitas, que dizemos aos nossos filhos, nem sequer pensamos!

Aceitamos como verdades absolutas e nem nos damos ao trabalho de questionar se faz sentido! E porquê? Não sei… talvez por serem coisas que ouvimos dizer desde sempre, são expressões que vem dos nossos pais, dos nossos avós, ou porque não temos sequer a disponibilidade de tempo e mental para o fazer, de tão cansados que já andamos com os “simples” desafios do dia a dia! Ou até porque, quando ousamos fazê-lo, nos sentimos culpados, quais traidores das tradições!

Saiba mais >>

TRANSFORMAR O DIA-A-DIA DA FAMÍLIA!

Venho-vos convidar a experienciarem o Coaching infantil e juvenil nas vossas vidas.

É um ponto sem retorno onde percebemos como pode ser fácil e gratificante
esta viagem parental.

O meu interesse por esta área surgiu de uma necessidade: da necessidade de saber lidar com os meus filhos no dia-a-dia de forma harmoniosa, clara e sem conflitos constantes.

Saiba mais >>

O QUE DESEJAMOS PARA OS NOSSOS FILHOS?

Ainda no rescaldo dos desejos para o novo ano, tentei imaginar o que os pais desejaram para os seus filhos.

Acredito que todos os pais, para além de outras coisas, desejam principalmente que os seus filhos sejam felizes.

Saiba mais >>

DESEJOS PARA 2020

É chegada aquela altura, em que quase de forma obrigatória fazemos um balanço do ano que passou e imaginamos o que gostaríamos para o próximo.

Acredito que essa auto análise devia ser feita de tempos a tempos de forma consciente, e não só porque iniciamos um novo ano, pois é fundamental para percebermos se estamos no caminho certo, avaliarmos as nossas acções, perceber onde erramos e o que podemos melhorar, e essa introspeção pode ser ensinada desde a infância, nos pequenos, grandes momentos que a vida nos vai proporcionando.

Saiba mais >>

QUAIS OS VALORES DA VOSSA FAMÍLIA?

Todos os anos, a época do Natal é marcada pela a azáfama na compra de prendas, preparar lembranças, deixar mensagens de boas festas, enfim a correria a que já nos acostumamos!

Mas será que fazemos tudo isto por obrigação ou por prazer? Que mensagem estamos a passar aos nosso filhos?

Saiba mais >>

PORQUÊ O COACHING NAS ESCOLAS?

E porque não? Quais são afinal as necessidades que enfrentam actualmente professores e alunos?

Será importante nos dias de hoje desenvolver autonomia, responsabilidade, empatia, foco e equilíbrio emocional? Se sim, se todos concordam, porque não? Porque não levar o Coaching para as escolas?

Saiba mais >>

COMUNICAÇÃO EFICAZ NA FAMÍLIA

A comunicação faz parte da nossa vida, do nosso dia a dia, e nem nos damos conta da importância que ela tem e do difícil que pode ser ou o quanto nos pode ajudar.

Começamos a comunicar ainda enquanto estamos na barriga da mãe. A comunicação não verbal é tão intuitiva que um bebé percebe só pela expressão corporal e facial da mãe o seu estado emocional.

Saiba mais >>

O BULLYING NÃO É UMA BRINCADEIRA DE CRIANÇAS!

No passado dia 20 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying.

Infelizmente esta é uma realidade cada vez mais presente.

Segundo o estudo da Unicef sobre a violência contra crianças “Escondido à vista”, com base em dados de 190 países, uma em cada três crianças, com idades entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo é regularmente vítima de bullying na escola.

Saiba mais >>

COMO AJUDAR O SEU FILHO A INICIAR O NOVO ANO COM TANQUILIDADE E CONFIANÇA

inseguranças dos filhos.

Tem-se vindo a verificar uma crescente ansiedade nas crianças nos primeiros dias de regresso às aulas, seja por situações de mudança: mudança de país, de escola, de amigos…seja por situações sofridas anteriormente: dificuldades na aprendizagem, mau relacionamento com algum professor, bullying, entre outras situações.

Saiba mais >>

COACHING, O QUE É ISSO? PARA CRIANÇAS? PARA JOVENS?

Primeiro de tudo é importante esclarecer que o coaching, apesar de estar na moda, é muito mais do que isso.

O conceito de coaching remonta ao séc. XV e, desde sempre, representou uma parceria, a intenção de se alcançar um objectivo com o apoio de um coach.

Chega até aos nossos dias muito associado ao coaching executivo, onde tem sido fundamental no apoio a líderes e equipas. Surge mais tarde, também o conceito de life coaching, onde o processo visa uma transformação pessoal, uma vontade de desenvolvimento e melhoria.

Saiba mais >>

TODOS PODEMOS ALCANÇAR OS NOSSOS SONHOS

Coaching, o que é isso?? Para crianças? Para jovens??

Primeiro de tudo é importante esclarecer que o coaching, apesar de estar na moda, é muito mais do que isso.

O conceito de coaching, remonta ao séc. XV e desde sempre representou uma parceria, a intenção de se alcançar um objectivo com o apoio de um coach

Saiba mais >>

Contacte-nos

Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!

"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."

    +351 919 757 060 // +351 915 468 766

    sonhos@inessottomayor.pt