As Forças Humildade e Persistência
Estas duas forças juntas complementam-se de forma poderosa, estão na base da mentalidade de crescimento, fundamental para o seu crescimento e sucesso hoje e no futuro, onde o foco está no esforço e na aprendizagem contínua, mais do que nos resultados imediatos.
As forças Perdão e Humor
Ao cultivarmos o perdão e o humor, não estamos apenas a melhorar a nossa própria experiência como pais, mas também a preparar os nossos filhos
Curiosidade e Autocontrolo
Será sequer que faz sentido ter autocontrolo quanto à nossa curiosidade? Será que desejamos que os nossos filhos tenham um autocontrolo tal que nem lhes permitimos expressarem-se?
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Este mês decidi juntar, para vos trazer, duas forças de caráter que acredito, que se estiverem de mãos dadas serão muito mais fortes.
Amor e Liderança, conjungam?
O desafio que vos lanço este mês é como nós pais podemos liderar a nossa família com amor, sabendo que esse é o exemplo que estamos a ensinar aos nossos filhos, que lideres estamos a criar?
O que precisamos para o Novo Ano
Este ano quero-vos propor algo diferente, vamos fazer uma viagem por aquilo que cada um tem de melhor e como o podemos potencializar de forma a que conquistem os vossos desejos.
ACOLHIMENTO
Se o primeiro passo que dermos em relação a alguém for de acolhimento acreditem seria tão mais fácil. No fundo estamos a falar de empatia essa habilidade de estabelecer a conexão com o outro, algo que pode ser aprendido e desenvolvido em qualquer idade.
Começar por mim
Quando se inicia um novo ciclo temos tendência a criar expectativas do que queremos alcançar, a refletir sobre o que se passou e desejar mudanças, mas por norma colocamos essas ambições fora de nós, ou porque desejamos para os outros, ou porque não dependem da nossa vontade.
Como gerir os ecrãs?
Se há dilema que é transversal a todos, qualquer que seja a idade dos filhos, é como gerir os ecrãs.
Infelizmente é também motivo principal de discussões e atritos na família e muitas das vezes utilizado como forma de castigo. A verdade é que é, todo um mundo novo que está em permanente mudança e nós com ele a tentar perceber e acompanhar.
O que nos move?
Um dos maiores desesperos dos Pais que me procuram é a apatia e desmotivação dos seus filhos, principalmente na altura do 2º, 3º ciclo, é transversal. O que mais oiço dizer é: o meu filho não gosta de estudar, não tem motivação para nada, passa o tempo a jogar ou no telemóvel, nada lhe interessa, tudo é uma seca e por aí fora…
RECOMEÇO OU CONTINUIDADE
Agora imaginem o impacto que esta mudança na linguagem pode ter quando empregue com os nossos filhos, e isto é algo que podemos aprender e ensinar-lhes, que eles podem escolher a forma como veem o inicio do novo ano escolar, como uma continuidade do seu crescimento.
FÉRIAS E AUTOCUIDADO
Até que chegam as férias de verdade e puf! Os nossos sonhos caem por terra e com eles a nossa esperança e só fica a desilusão. E porque será que entramos nesse ciclo vicioso, sempre na expectativa que é na próxima que algo vai mudar?
O QUE PODEM E NÃO PODEM
O nosso medo de errar como pais é tão grande que colocamos tudo em causa, até o nosso discernimento e capacidade de decisão, é verdade que o contexto atual é muito diferente e nem sempre nos sentimos preparados para o enfrentar, mas uma coisa é certa, cada pai ou mãe decide sempre o que é melhor para os seus filhos, mesmo que isso implique errar.
O QUE É SER CRIANÇA
Será assim tão difícil lembrar como era ser criança? Não só da capacidade de brincar, sem receios e preconceitos, é mais do que isso, falo da leveza que o ser criança pressupõe. É algo que parece que vamos deixando para trás à medida que crescemos, um dia acordamos e já não a temos! Vamos abrindo mão de algo tão precioso, mesmo sem saber, nem damos conta, e faz-nos tanta falta para encarar a vida.
QUERO COLO!
Mesmo que não tenhamos filhos, nós somos filhas(os) também, às vezes esquecemo-nos disso ou pelo contrário mantemo-nos nesse papel eternamente, cada um de nós iniciou a sua vida como bebé e cada um de nós tem a sua própria família, seja qual for o formato ou composição, que será sempre única.
APRENDER COM OS NOSSOS FILHOS
Cada vez me convenço mais de que nós os “crescidos” temos muito mais a aprender com as crianças, do que elas connosco. Como se na nossa essência trouxéssemos o que mais importa, esse espírito livre, aberto e disponível para o que a vida nos dá e fossemos desaprendendo ao longo do caminho.
AUTOCRÍTICA, POSITIVO OU NEGATIVO?
Muito se fala nesta questão de uma pessoa saber se autoavaliar, criticar-se, dar a si próprio feedback, até nas escolas se tem fomentado isso, mas será que estamos preparados?
Ou estamos a fazer da melhor forma?
O QUE ESTAMOS DISPOSTOS A MUDAR?
Fala-se muito da importância da mudança de hábitos, seja para sermos mais saudáveis, ativos, produtivos e tantas outras coisas, tudo em prol do nosso bem-estar e de sermos mais e melhor. Mas será bem assim?
NOVOS HÁBITOS NA FAMÍLIA
O início do ano é propício a fazermos balanços e planos, a criarmos expectativas, definirmos objetivos que queremos alcançar no novo ano. Infelizmente muitos desses planos caem por terra logo no princípio ou vão ficando pelo caminho.
ESPÍRITO NATALÍCIO COMO MANTER
Chegámos ao último mês do ano, é um misto de situações e sentimentos que nos vão empurrando entre ansiedades e esperança. Se por um lado andamos numa correria entre prendas, preparativos e festas de Natal, por outro fazemos um balanço, nem sempre tão positivo quanto o desejávamos, do ano que está a acabar, depositando todas as nossas esperanças no que está para vir.
RELAÇÕES FAMILIARES O QUE QUERO CONSTRUIR
É-nos passada a ideia de que é suposto saber lidar com as relações na nossa família, que é algo que já se nasce ensinado. Infelizmente nada mais longe da verdade, mas como é suposto todos sabermos, não nos dispomos a aprender, muitas das vezes só conseguimos ver que os outros estão errados!
MÉTODOS DE ESTUDO
Uma das grandes preocupações dos pais nos dias de hoje é a falta de metodologia dos filhos quer em termos de organização das tarefas da escola, quer do próprio estudo.
MENTALIDADE DE CRESCIMENTO
Há um tema que tenho vindo a trabalhar cada vez mais com os “meus” jovens, e por isso vejo o sentido de urgência de começar o mais cedo possível na infância e de até desenvolver
nos pais.
FÉRIAS O ANO TODO?!
É tempo de férias, tempo de lazer de descontrair e aproveitar! Será?
Acredito que muita da nossa ansiedade está relacionada com as expectativas, os cenários idílicos que criamos, quer seja pelo desgaste que vamos acumulando durante o ano, quer seja pela nossa necessidade de sentir que estamos a fazer tudo bem e temos a família perfeita.
SOMOS SERES SOCIAIS
Um dos motivos que hoje em dia deixa os pais mais preocupados, é a socialização dos seus filhos. Por várias razões diferentes, mas todas têm em comum a dificuldade deles terem e manterem relações saudáveis entre os pares.
A IMPORTÂNCIA DA INDIVIDUALIDADE
No mundo global como o de hoje, em que tantas vezes generalizamos as nossas ideias e rotulamos as pessoas pelas aparências, grupos a que pertencem ou ideias que defendem com todas as consequências que isso acarreta, torna-se urgente respeitar a individualidade de cada um, a começar pela nossa própria individualidade.
O QUE É ISTO DE SER MÃE?
Não sei se haverá definição do que é ser mãe, ou até se é possível, parece-me muito ambicioso querer definir algo que abarca tanta coisa e é tão complexo. Para mim depende do momento, do que estou a sentir e a experienciar, é algo mutável que cresce e se desenvolve, como os nossos filhos, e nunca será igual para todas as mães.
CONFIAR NOS NOSSOS FILHOS
Uma das coisas mais importantes numa relação é a confiança, não necessariamente no sentido de podermos ou querermos dizer tudo o que nos passa pela cabeça, mas principalmente no sentido de podermos contar com o outro, de sentirmos que estará lá para nós de forma incondicional, de que há sinceridade acima de tudo, de que aquilo que vemos e ouvimos é a verdade!
O QUE É ISTO DE SER PAI?
Socialmente foram sendo construídos os papeis de cada um na sociedade, a forma como nos organizamos em família é uma herança que vamos passando ao longo das gerações, sem sequer questionarmos muito.
COMUNICAR É FÁCIL! SERÁ?
Todos comunicamos diariamente com dezenas de pessoas e a vários níveis, mas será que nos sentimos realmente ouvidos e compreendidos?
A comunicação depende de um emissor, da transmissão de uma mensagem e de um recetor.
E AGORA?
Depois de três meses e meio de confinamento o ano letivo chegou ao fim!!!
Se por um lado respiramos todos de alívio, pois já não temos de estar constantemente a ver se a ligação não cai, se estão nas aulas ou não, se fizeram tudo o que era suposto, a sermos interrompidos com “Mâeeeeeeee não percebo!” ou “Podes ajudar-me?” ou “Tenho fome!” ou ainda o clássico “Podes só explicar-me o que é para fazer?” Vem um novo pânico…. E agora?
ÚLTIMA SEMANA DE AULAS!
Está a chegar ao fim mais um ano letivo que, quando começou, ninguém imaginava os desafios, peripécias e dificuldades que todos íriamos passar.
DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA
Nunca passamos tanto tempo junto da família como agora. Esta quarentena “obrigou-nos” a partilhar com os nossos, o mesmo espaço 24 sobre 24 horas, com tudo o que isso possa trazer de bom e de mau.
DIA DA MÃE
A nossa viagem enquanto mães, é uma queda livre constante! Ás vezes adoramos a sensação, outras entramos em pânico.
DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PARA A QUARENTENA / VIDA
Se houve alguma coisa que esta pandemia nos trouxe foi a certeza de que temos de ser flexíveis, já muito se sabia que essa era uma habilidade fundamental, nas empresas, nos líderes e gestores de equipas. Mas agora ela teve de ser rapidamente incorporada nas famílias, e é fundamental desenvolver essa competência a nível pessoal e quanto mais cedo a ensinarmos, mais fácil se torna de a colocar em prática.
O IMPACTO DA QUARENTENA NOS MAIS NOVOS
Muito se tem falado no impacto imediato e a longo prazo que esta quarentena nos tem causado, seja a nível das empresas, do trabalho de forma geral, das escolas, das famílias e claro está da saúde entre muitos outros campos!!!
MAS AFINAL O QUE É REALMENTE O DIA DO PAI?
Por vezes esquecemos-nos da verdadeira essência que deveria ter este dia, o de celebração pela figura paternal, por tudo o que ela nos entrega, pela protecção, pelo carinho, pelo amor incondicional, pela segurança, pelas regras e limites, por nos mostrar o caminho e ao mesmo tempo deixar-nos ir por onde queremos.
PENSAMOS O QUE EDUCAMOS?
Quanto mais oiço os pais a falar, mais me apercebo que muitas das ideias, das frases feitas, que dizemos aos nossos filhos, nem sequer pensamos!
Aceitamos como verdades absolutas e nem nos damos ao trabalho de questionar se faz sentido! E porquê? Não sei… talvez por serem coisas que ouvimos dizer desde sempre, são expressões que vem dos nossos pais, dos nossos avós, ou porque não temos sequer a disponibilidade de tempo e mental para o fazer, de tão cansados que já andamos com os “simples” desafios do dia a dia! Ou até porque, quando ousamos fazê-lo, nos sentimos culpados, quais traidores das tradições!
TRANSFORMAR O DIA-A-DIA DA FAMÍLIA!
Venho-vos convidar a experienciarem o Coaching infantil e juvenil nas vossas vidas.
É um ponto sem retorno onde percebemos como pode ser fácil e gratificante
esta viagem parental.
O meu interesse por esta área surgiu de uma necessidade: da necessidade de saber lidar com os meus filhos no dia-a-dia de forma harmoniosa, clara e sem conflitos constantes.
O QUE DESEJAMOS PARA OS NOSSOS FILHOS?
Ainda no rescaldo dos desejos para o novo ano, tentei imaginar o que os pais desejaram para os seus filhos.
Acredito que todos os pais, para além de outras coisas, desejam principalmente que os seus filhos sejam felizes.
DESEJOS PARA 2020
É chegada aquela altura, em que quase de forma obrigatória fazemos um balanço do ano que passou e imaginamos o que gostaríamos para o próximo.
Acredito que essa auto análise devia ser feita de tempos a tempos de forma consciente, e não só porque iniciamos um novo ano, pois é fundamental para percebermos se estamos no caminho certo, avaliarmos as nossas acções, perceber onde erramos e o que podemos melhorar, e essa introspeção pode ser ensinada desde a infância, nos pequenos, grandes momentos que a vida nos vai proporcionando.
QUAIS OS VALORES DA VOSSA FAMÍLIA?
Todos os anos, a época do Natal é marcada pela a azáfama na compra de prendas, preparar lembranças, deixar mensagens de boas festas, enfim a correria a que já nos acostumamos!
Mas será que fazemos tudo isto por obrigação ou por prazer? Que mensagem estamos a passar aos nosso filhos?
PORQUÊ O COACHING NAS ESCOLAS?
E porque não? Quais são afinal as necessidades que enfrentam actualmente professores e alunos?
Será importante nos dias de hoje desenvolver autonomia, responsabilidade, empatia, foco e equilíbrio emocional? Se sim, se todos concordam, porque não? Porque não levar o Coaching para as escolas?
COMUNICAÇÃO EFICAZ NA FAMÍLIA
A comunicação faz parte da nossa vida, do nosso dia a dia, e nem nos damos conta da importância que ela tem e do difícil que pode ser ou o quanto nos pode ajudar.
Começamos a comunicar ainda enquanto estamos na barriga da mãe. A comunicação não verbal é tão intuitiva que um bebé percebe só pela expressão corporal e facial da mãe o seu estado emocional.
O BULLYING NÃO É UMA BRINCADEIRA DE CRIANÇAS!
No passado dia 20 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying.
Infelizmente esta é uma realidade cada vez mais presente.
Segundo o estudo da Unicef sobre a violência contra crianças “Escondido à vista”, com base em dados de 190 países, uma em cada três crianças, com idades entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo é regularmente vítima de bullying na escola.
COMO AJUDAR O SEU FILHO A INICIAR O NOVO ANO COM TANQUILIDADE E CONFIANÇA
inseguranças dos filhos.
Tem-se vindo a verificar uma crescente ansiedade nas crianças nos primeiros dias de regresso às aulas, seja por situações de mudança: mudança de país, de escola, de amigos…seja por situações sofridas anteriormente: dificuldades na aprendizagem, mau relacionamento com algum professor, bullying, entre outras situações.
COACHING, O QUE É ISSO? PARA CRIANÇAS? PARA JOVENS?
Primeiro de tudo é importante esclarecer que o coaching, apesar de estar na moda, é muito mais do que isso.
O conceito de coaching remonta ao séc. XV e, desde sempre, representou uma parceria, a intenção de se alcançar um objectivo com o apoio de um coach.
Chega até aos nossos dias muito associado ao coaching executivo, onde tem sido fundamental no apoio a líderes e equipas. Surge mais tarde, também o conceito de life coaching, onde o processo visa uma transformação pessoal, uma vontade de desenvolvimento e melhoria.
TODOS PODEMOS ALCANÇAR OS NOSSOS SONHOS
Coaching, o que é isso?? Para crianças? Para jovens??
Primeiro de tudo é importante esclarecer que o coaching, apesar de estar na moda, é muito mais do que isso.
O conceito de coaching, remonta ao séc. XV e desde sempre representou uma parceria, a intenção de se alcançar um objectivo com o apoio de um coach
Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt