2 de Janeiro, 2020

O QUE DESEJAMOS PARA OS NOSSOS FILHOS?

Ainda no rescaldo dos desejos para o novo ano, tentei imaginar o que os pais desejaram para os seus filhos.

Acredito que todos os pais, para além de outras coisas, desejam principalmente que os seus filhos sejam felizes.

Pareceu-me óbvio, mas depois coloca-se outra questão, o que é isso de serem felizes? Para alguns felicidade será realização profissional, ter uma boa carreira, para outros terem uma família harmoniosa, talvez terem bastante dinheiro, serem pessoas viajadas com muitas experiências para contar, talvez seja estarem em paz consigo mesmos ou serem artistas reconhecidos… Calculo que seja uma mistura de todos estes ingredientes com mais uma pitada de sal!

Mas neste ponto peço-vos para pararem para pensar, se tudo isso, que para cada um de vocês é a receita da felicidade, será também para o vosso(a) filho(a)?

Ou seja, todos nós tendemos, de forma inconsciente, a projectar nos nossos filhos os nossos sonhos, ambições e frustrações, quase como se tivéssemos uma segunda oportunidade para remendarmos o que gostaríamos que tivesse acontecido e esquecemo-nos que eles têm direito de viver a própria vida sem amarras ou projecções que são nossas.

Por isso é importante distinguir e ter consciência do que é a felicidade para cada um de nós, o que desejamos para os nossos filhos e principalmente saber questionar, ouvir e aceitar o que é felicidade para eles.

Só com base numa relação sem julgamento e em que acreditamos verdadeiramente nas nossas crianças é que os podemos ajudar a encontrar a sua própria felicidade!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA

Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!

"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."

    +351 919 757 060 // +351 915 468 766

    sonhos@inessottomayor.pt