Dia internacional da família

A convivência em tempos de coronavírus

Nunca passamos tanto tempo junto da família como agora. Esta quarentena “obrigou-nos” a partilhar com os nossos, o mesmo espaço 24 sobre 24 horas, com tudo o que isso possa trazer de bom e de mau.

Ironicamente, também nunca estivemos tanto tempo afastados da nossa “outra” família, com o impacto enorme que isso tem em todos nós e em especial nos nossos filhos.

Esta proximidade e afastamento extremos provoca sentimentos que é importante ensinar as crianças a lidarem.

O que fazer?

É fundamental identificar a estrutura entre os vários membros dessa família, o que os une e o que os separa, ou seja o que nos sustenta, quais os nossos valores enquanto conjunto de seres únicos, para que também os possamos passar de forma clara para os nossos filhos.

E com isso bem claro, podemos estabelecer as nossas prioridades, será que temos disponibilizado o nosso esforço e dedicação ao que realmente importa?

Tempos de grandes desafios, como este, são de extrema riqueza para nos desenvolvermos, para aprender e procurar novas atitudes. Será que temos usufruído de toda essa possibilidade de crescimento?

Redescobrir a essência da família

Convido-vos a parar por um instante e deixarem de correr atrás dos medos e imprevistos que surgem diariamente, congelarem por breves momentos os problemas com o tele trabalho e o home schooling, a pausarem as tarefas de casa e as refeições sem fim.

Nessa pausa (re)descubram o que faz a vossa família vibrar, o que vos dá alento, quais os sonhos que perseguem, se são para todos e para quê.

Em conjunto deslumbrem-se com a riqueza da essência que está no cerne da vossa família e vivam-na com toda a intensidade.

Feliz dia da família!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *