É chegado o período tão aguardado das férias, mas será assim tão bom quanto o desejamos?-Quando a insatisfação com a realidade e o dia a dia é grande, vamos colocando uma enorme expectativa nestes dias como se fossem tábuas de salvação, é agora que vou ter tempo para ler, para dormir, para experimentar aquelas receitas fantásticas, fazer exercício, estar com os amigos, é agora que os meus filhos vão-se portar como eu desejo, em que não vai haver discussões e fazem tudo o que eu digo!
Até que chegam as férias de verdade e puf! Os nossos sonhos caem por terra e com eles a nossa esperança e só fica a desilusão. E porque será que entramos nesse ciclo vicioso, sempre na expectativa que é na próxima que algo vai mudar?
Acredito que está relacionado com a falta de equilíbrio a que nos vamos sujeitando sem sequer pensar. Não são uns dias de férias que nos vai dar isso e sim um autocuidado constante que não nos deixe chegar a esse ponto de desespero.
O nosso mundo, a nossa família irá encontrar esse “equilíbrio desequilibrado” quando cada um de nós também o procurar e conseguir viver esses momentos sem culpa. Parece fácil, dito assim, sei bem que não é, até porque cada pessoa tem o seu próprio ponto de equilíbrio e conciliar o de todos é tarefa ainda mais complexa. Mas a verdade é que podemos procurar o que nos faz bem a nós, e por conseguinte aos outros, encontrar momentos de autocuidado são fundamentais para a nossa felicidade e isso vai-se refletir na nossa família, não precisam de ser decisões estruturantes, podem sim, ser pequenos passos que nos vão ajudando a mudar de hábitos, algo como estar 5m ao telefone com um amigo, tomar um café sem mais nada, só a apreciar, ler 10 páginas daquele romance esquecido, dançar uma música a meio do dia só porque sim, parar 10m para meditar, aquilo que melhor vos fizer sentir, o importante é que esses 10m que tiram à vossa rotina o façam sem culpa, sem remorso ou sem pensarem o que estão a deixar de fazer ou no que estão a falhar. A verdade é que ao não fazermos estamos a falhar connosco próprios e com os nossos filhos, afinal de contas que exemplo lhes estamos a dar? Que não somos merecedores? Que é mau tratar de nós, gostar de nós?
Quantas vezes lhes dizemos que é importante darem-se ao respeito, gostarem deles próprios, aceitarem-se. E será que nós pais damos o exemplo?
Talvez este período de férias não seja o sonho que imaginaram, mas pode ser o início de uma nova forma de se cuidarem, pode ser o restaurar da esperança, de que é possível esse equilíbrio de forma saudável para todos, acredito que depende de cada um de nós que estas férias sejam diferentes e que as mudanças perdurem para além delas.
Boas férias e cuidem-se!
Dar ou receber?
Ainda conseguimos olhar para além de?
Estaremos todos sozinhos?
Comunicação quê?
Só para aquilo que lhe apetece!
Será tudo demasiado difícil?
Serão as emoções para controlar?
Acredito em mim? E os meus filhos?
É possível esticar o tempo?
Será fácil adaptarmo-nos?
Podemos parar?
Será que faz sentido?
O que é ser criança?
Como se expressa a empatia?
O que existe dentro de nós?
Onde mora a ansiedade?
Alienação de quê?
Começar por mim
As Forças Espiritualidade e Inteligência Social
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Amor e Liderança, conjungam?
O que precisamos para o Novo Ano
ACOLHIMENTO
Estou à vossa espera para podermos Sonhar Juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt