Está prestes a começar um novo ano letivo e com ele tudo o que isso implica, de bom e de mau. Para mim o ano começa mais em setembro do que janeiro, é nesta altura que sinto o maior impacto da mudança, onde por vezes é mais difícil de gerir as alterações e capacidade de adaptação de cada um.
Apesar de todos sabermos da importância das rotinas e de como isso transmite segurança e estabilidade aos nossos filhos, nem sempre é fácil voltar aos horários, às obrigações, cumprir com tarefas. O fim de tarde na praia ainda chama por nós, os jantares demorados ou aquele acordar devagarinho onde podemos aproveitar todos os mimos. E por isso é normal que quer pequenos, quer graúdos sintam a inércia à mudança, a dificuldade em ajustar-se ao novo dia a dia. Em algumas pessoas isso demonstra-se pela maior irritabilidade, noutros pela apatia ou cansaço excessivo, há quem fique ansioso e para quase todos a gestão emocional é algo complicado.
Há vários fatores que contribuem para este momento de tensão, o simples voltar às rotinas e horários de trabalho, as expectativas em relação aos outros e às situações, a entrada numa escola nova, ou mudança de ciclo ou de professor, o regresso para problemas associados à escola, seja o bullying, dificuldades de aprendizagem, ou até por contagio da nossa própria ansiedade, o é importante ajudar a identificar o foco que gera ansiedade ou tensão, para assim ajudar a lidar, só aquilo que conhecemos podemos controlar como deixamos afetar, ou seja eu continuo sem controlar a situação em si, mas posso decidir o quanto vou permitir que isso me prejudique. Parece fácil dito assim, mas sabemos que não é tão simples. Mas assim como podem haver múltiplas variáveis que criem instabilidade nos nossos filhos e na família, também podemos utilizar várias abordagens consoante a idade e a situação em si. A simples distração do problema para algo que a criança goste e lhe traga sentimentos de tranquilidade, outra possibilidade passa por ajudar a antecipar a situação e prever possíveis cenários isso vai transmitir uma sensação de controlo que os ajuda a gerir a imprevisibilidade do futuro. Ajudar a identificar como se querem sentir perante a situação e encontrar possíveis estratégias que no momento possam utilizar é bastante eficaz pois para além de contribuir para a literacia emocional ajuda-os a ganharem confiança ao descobrirem que eles próprios descobrem soluções e estratégias. É importante não desvalorizar ou ignorar a situação, essas atitudes só agravam a insegurança e leva-os a fecharem-se em vez de partilharem os seus problemas.
O que é ser criança?
Como se expressa a empatia?
É possível esticar o tempo?
Podemos parar?
Será que faz sentido?
O que existe dentro de nós?
Onde mora a ansiedade?
Alienação de quê?
Começar por mim
As Forças Espiritualidade e Inteligência Social
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Amor e Liderança, conjungam?
O que precisamos para o Novo Ano
ACOLHIMENTO
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