4 de Maio, 2022

O QUE É ISTO DE SER MÃE?

Não sei se haverá definição do que é ser mãe, ou até se é possível, parece-me muito ambicioso querer definir algo que abarca tanta coisa e é tão complexo. Para mim depende do momento, do que estou a sentir e a experienciar, é algo mutável que cresce e se desenvolve, como os nossos filhos, e nunca será igual para todas as mães.

É importante respeitar, que cada uma de nós irá sentir o ato de ser mãe de forma diferente, nem melhor, nem pior, o que importa é ser genuíno, é nos respeitarmos e aceitar que nunca seremos mães perfeitas, e essa é a beleza da vida, a nossa diferença, a riqueza de cada um!

Começar por olhar para dentro e pensar, será que me tenho respeitado? Aceito-me com todas essas imperfeições e sem me julgar? Porque são esses nossos medos e frustrações que se vão projetar nos nossos filhos. Não é preciso carregar todo esse peso, pelo contrário. Só nos tornamos responsáveis pela nossa vida quando aceitamos e temos consciência do que queremos.

Para mim, foi importante a consciência de que não é preciso estar sempre a correr atrás de um objetivo, da perfeição e muito mais o desfrutar do caminho, dos vários momentos que compõem e dão significado ao nosso percurso.

Há momentos em que o carinho e a ternura não cabem dentro do meu coração, que dão sentido a tudo o que faço (principalmente quando estão a dormir!) há outros que me sinto frágil, em que ponho tudo em causa, sem saber o que está certo ou errado, que me questiono o que devo fazer. Também há aqueles em que me faltam as forças, em que a responsabilidade parece demasiada e que não vou dar conta, outros ainda em que perco a razão e explodo por me sentir sem saída, momentos há em que rimos, brincamos, dançamos e tudo parece leve, outros de tranquilidade e apenas estar. Os momentos em que o meu olhar brilha de orgulho neles, por tudo o que já conquistaram e pelos seres únicos e especiais em que se estão a tornar. Todos eles fazem desta viagem algo único e especial.

Embarcar nesta montanha-russa não é fácil, nem somos ensinadas, e por isso mesmo é tão desafiante, mas mais do que resistir, para mim, o importante é aprender e deixar fluir, desfrutar de cada volta sem pressa, tirando sempre o melhor de cada momento. Claro que haverá medos, pânico até, e isso não faz de nós piores mães, apenas humanas. Vamos a mais uma volta?

Pois, no fundo, ser mãe é uma bênção, é a possibilidade de aprender com a inocência, é querer ser melhor todos os dias!

OUTRAS SUGESTÕES DE LEITURA

Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!

"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."

    +351 919 757 060 // +351 915 468 766

    sonhos@inessottomayor.pt