No passado dia 20 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial do Combate ao Bullying.
Infelizmente esta é uma realidade cada vez mais presente.
Segundo o estudo da Unicef sobre a violência contra crianças “Escondido à vista”, com base em dados de 190 países, uma em cada três crianças, com idades entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo é regularmente vítima de bullying na escola.
Em Portugal 1 em cada 4 crianças afirmou ter sido vítima de bullying no último ano, e cerca de 17% admite tê-lo feito.
O fenómeno do bullying (atos de violência física ou psicológica repetidos contra determinada vítima) na internet está em crescimento entre as crianças e jovens em Portugal.
Cerca de 29% afirma que, o bullying ocorre com bastante ou muita frequência, tanto online como cara a cara. Mas a maioria considera que o bullying através de meios tecnológicos é mais frequente. Pior que isso, 22% não pede ajuda.
As vítimas muitas das vezes sofrem em silêncio, por medo, insegurança e falta de auto estima. Mas se queremos resolver a situação temos de olhar para os dois lados da equação, o agressor também tem de ser ajudado, estes comportamentos podem ser resultado de outros problemas, de chamadas de atenção, de necessidade de afirmação, de não saberem expressar as suas emoções. Qualquer que seja a questão, cabe-nos a nós pais, professores, comunidade ajudar estas crianças estes jovens para que não fiquem marcas para toda a vida,
Então como perceber quando o seu filho(a) o seu aluno(a) sofre de bullying?
Normalmente surgem alterações no comportamento:
Se sem razão aparente o seu filho está constantemente triste, amuado, a querer ficar sozinho, não interage, não quer ir à escola nem sair para nada, pode até ficar doente fisicamente, então é melhor ficar alerta e agir!
O que fazer?
Primeiro de tudo, falar, nada melhor do que conversar com o seu filho abertamente, sem julgamento, para que ele se sinta à vontade para contar a situação, sem sentir vergonha, sem sentir culpa;
Incentive-o a encontrar as suas próprias ações, a perceber que pode reagir de forma diferente que tem capacidade para se posicionar e para enfrentar o problema. Isso irá dar-lhe ferramentas para qualquer situação que surja. Ajudar, não é resolver por ele a situação.
Acima de tudo acredite nas capacidades do seu filho e mostre-se disponível para o ajudar no que ele precisar, que o apoia incondicionalmente!
Prevenir depende de todos nós, com gestos simples como explicar, sensibilizar, apoiar e agir podemos mudar estes números e fazer da nossa realidade escolar um ambiente sem discriminação, sem violência!
Aqui ficam alguns recursos para ajudar a conhecer e a combater este problema nas escolas ou nas famílias:
Manual Stop Bullying! – Documento em PDF, da Amnistia Internacional, com atividades de combate ao bullying.
Associação de Apoio à Vítima – APAV – site para jovens. Aborda diversas temáticas relacionadas com a violência sobre as crianças e jovens, como violência doméstica, violência no namoro, bullying, violência online, violência sexual, segurança na rua, segurança na internet, segurança na escola etc.
No Bully Portugal – É uma Associação sem fins lucrativos fundada em 2016 para acabar com o bullying em Portugal.
Plano de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying – Iniciativa do Ministério da Educação de Prevenção e Combate ao Bullying e ao Ciberbullying nas escolas. Tem associada a campanha “Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência”, que se configura como um importante instrumento de sensibilização, prevenção e intervenção, destinado a toda a comunidade educativa, com vista à erradicação deste problema.
#stopbullying #bulliyng #bullyingprevention #bastadebullying #cyberbullying #webbullying #bodybullying #nobulyportugal
#inessottomayor #coachinginfantojuvenil #coachingparental #kidcoaching #growcoaching
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Amor e Liderança, conjungam?
O que precisamos para o Novo Ano
ACOLHIMENTO
QUAIS OS VALORES DA VOSSA FAMÍLIA?
SOMOS SERES SOCIAIS
Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt