O início do ano é propício a fazermos balanços e planos, a criarmos expectativas, definirmos objetivos que queremos alcançar no novo ano. Infelizmente muitos desses planos caem por terra logo no princípio ou vão ficando pelo caminho.
A verdade é que mudar não é fácil, criar novos hábitos dá trabalho e por isso vamos esmorecendo a energia inicial e aceitando como normal que nada de diferente aconteça, é o típico, “já estava à espera”.
E se isto é algo que acontece connosco adultos, mais difícil ainda se torna quando queremos que o comportamento dos nossos filhos mude, que a nossa família evolua. Mas não há nada mais importante do que termos um ambiente familiar saudável, porque quer queiramos ou não ele acaba por influenciar todas as outras esferas da nossa vida!
Para isso deixo-vos o convite de completar a seguinte frase:
Para 2023 eu quero que a minha família…
E para vos ajudar a tornar este objetivo claro, talvez seja importante primeiro tentarem responder a estas questões:
O que correu bem em 2022 e quero levar para o próximo ano?
O que cada um ainda pode melhorar que irá contribuir para a família que desejamos?
Quais são as nossas prioridades?
O que queremos sentir mais, fazer mais, viver mais?
O que nos irá orientar ao longo deste caminho?
Agora que talvez já esteja mais claro aquilo que pretendem para a vossa família no próximo ano, vamos ver o que nos pode ajudar a obter e não desistir perante as dificuldades, esse objetivo que traçaram.
Primeiro de tudo é importante identificar o que nos motiva a querer isso, em detrimento de outras coisas, o porquê de ser importante, talvez algo que esteja alinhado com os nossos valores, ou alguma necessidade que precisamos que seja colmatada, e ainda ter claro o que se vai ganhar quando se chegar lá, quais os benefícios e ganhos para todos e cada um.
Depois é importante identificar as forças de cada um e como vão ser usadas em ações concretas que vão ajudar a chegar um pouco mais perto do que se almeja. Caso faltem competências que considerem fundamentais, como as podem adquirir ou desenvolver.
E por último e talvez o mais importante: é tudo uma questão de atitude, enfrentar os nossos desafios de forma positiva e acreditar que é possível mesmo perante os obstáculos é fundamental para chegarmos a bom porto!
Vamos ver este passo a passo em algo concreto, imaginem que o que pretendem para 2023 é terem tempo de qualidade em família, talvez a motivação para uns seja um maior equilíbrio entre trabalho e família, para outros seja uma necessidade de dar o seu melhor e outros sejam motivados pela diversão e lazer. Para que consigam alcançar vão usar as competências da paciência de uns, da organização de outros, da criatividade e iniciativa e talvez sintam que é necessário desenvolver a gestão do tempo e o auto controlo. Para isso estabelecem pequenas tarefas para cada um em que usam ou aprendem essas habilidades. E tudo isto só é possível porque foi incutida uma atitude positiva que acredita em cada um e no que irão conquistar em conjunto.
“A felicidade não é a crença de que não precisamos de mudar;É a constatação de que podemos fazê-lo”
Shawn Achor
O que precisamos para o Novo Ano
Onde mora a ansiedade?
Alienação de quê?
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Amor e Liderança, conjungam?
ACOLHIMENTO
APRENDER COM OS NOSSOS FILHOS
O que existe dentro de nós?
Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt