Chegámos ao último mês do ano, é um misto de situações e sentimentos que nos vão empurrando entre ansiedades e esperança. Se por um lado andamos numa correria entre prendas, preparativos e festas de Natal, por outro fazemos um balanço, nem sempre tão positivo quanto o desejávamos, do ano que está a acabar, depositando todas as nossas esperanças no que está para vir.
Mais do que passar por este mês a correr à espera do dia de Natal ou do fim-do-ano, podemos aproveitar da melhor maneira para que fiquem boas memórias. O que acreditam que podem fazer para se ser autêntico, o que faz os nossos dias serem autênticos?
Talvez esse seja o balanço mais importante, o de percebermos se estamos a viver os nossos dias de forma verdadeira e como é que passamos isso aos nossos filhos. Aquilo que faço, é aquilo que digo? Sou congruente comigo mesma e com os meus filhos? Ando-me a enganar para não ter de tomar uma atitude, talvez por medo, preguiça, insegurança, e assim vamos adiando as pequenas mudanças que sabemos necessárias e ao mesmo tempo tão difíceis de colocar em prática. Ou por outro lado sentimos que este mês tudo é possível e esmorecemos assim que passam as festas.
Atribuímos todas estas mudanças ao espírito natalício, às luzes, à azafama com cheirinho a bolo-rei, à alegria, às músicas e sorrisos que trocamos uns com os outros. Por incrível que pareça há uma área do nosso cérebro que é ativada com estas manifestações e desperta o espírito natalício em nós, quando deixamos de ter esses estímulos o espírito esmorece e voltamos ao hábito antigo. Então o que será que nos pode ajudar a manter?
Acredito que é irmos um pouco mais a fundo e procurar as nossas bases, aquilo que nos sustém, sobre o qual construímos a nossa família, ou seja, os nossos valores. São raras as vezes que paramos para pensar quais são, e principalmente como os vivemos no nosso
dia-a-dia.
Poderão ser Respeito, União, Alegria, Honestidade, Partilha, entre outros tantos, não há uns melhores que outros, o importante é ter consciência que valores meus eu transporto para a minha família, e quais é que escolhemos em conjunto e sobre esses vamos construindo o que de mais precioso temos. Com essa base em mente é possível então escolher que comportamentos queremos e de que forma vão estar alinhados e serem verdadeiros com aquilo que acreditamos, pensamos e sentimos.
Esta honestidade para connosco próprios é o primeiro passo para mantermos o espírito Natalício se por isso se entender o espírito da verdade, da partilha genuína, da gratidão, do altruísmo da alegria.
Que não seja só mais uma época que passa, mas que deixe a sua marca, que nos ajude a crescer enquanto família, enquanto pessoas, que traga o melhor de cada um e que seja para ficar. Desejo acima de tudo muita Paz, porque quando vem de dentro, quando estamos em Paz conseguimos espalhá-la à nossa volta.
Boas festas!
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Amor e Liderança, conjungam?
O que precisamos para o Novo Ano
ACOLHIMENTO
COMO AJUDAR O SEU FILHO A INICIAR O NOVO ANO COM TANQUILIDADE E CONFIANÇA
As Forças Espiritualidade e Inteligência Social
CONFIAR NOS NOSSOS FILHOS
Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt