Primeiro de tudo é importante esclarecer que o coaching, apesar de estar na moda, é muito mais do que isso.
O conceito de coaching remonta ao séc. XV e, desde sempre, representou uma parceria, a intenção de se alcançar um objectivo com o apoio de um coach.
Chega até aos nossos dias muito associado ao coaching executivo, onde tem sido fundamental no apoio a líderes e equipas. Surge mais tarde, também o conceito de life coaching, onde o processo visa uma transformação pessoal, uma vontade de desenvolvimento e melhoria.
Para mim, coaching, qualquer que seja a sua vertente, é responsabilidade!
Responsabilidade com sentido positivo e não com o peso que muitas das vezes associamos
à palavra.
Cada um de nós tem a responsabilidade sobre as suas decisões, têm o poder de escolher o que quer fazer perante uma determinada situação, só depende de nós agirmos e fazermos o que queremos. Decidir perante o que a vida nos dá é uma responsabilidade fantástica, pois isso é poder, é controle!
E foi neste ponto que questionei: Quem, mais do que ninguém, têm a vida toda para enfrentar e precisa de ajuda para explorar as suas capacidades e habilidades?
Quais as pessoas, que mais devem desenvolver o seu sentido de responsabilidade, autonomia, confiança e auto-estima?
A resposta foi clara, e por isso o Coaching Infanto-Juvenil surgiu!
O processo tem metodologias próprias que são desenvolvidas com a criança ou o jovem, respeitando o seu próprio ritmo. As ferramentas são adaptadas ao seu desenvolvimento neurológico, à sua maturidade e toda a metodologia tem por base as neurociências, psicologias positiva e cognitivo-comportamental, Gestalt terapia, filosofia,
entre outras ciências.
Mas afinal para que é que serve?
O Coaching Infanto-Juvenil, pode abranger todas as situações que de alguma forma, perturbem o bom funcionamento da família, tudo aquilo que, não sendo patológico, altera o equilíbrio da criança e do jovem e o equilíbrio do sistema familiar.
O Coaching melhora a auto-estima, a confiança, a autonomia, desenvolve as relações na família e com os pares, explora as habilidades e competências do jovem e da criança, ajuda a enfrentar situações de bullying, de alienação social, de agressividade. Ajuda a encontrar métodos de estudo mais apropriados ao perfil de cada um, a desenvolver um sentido crítico. Apoia na descoberta do que gostam e do que lhes traz felicidade. Está lá para que alcancem os seus sonhos.
O processo com os pais, ajuda-os a melhorar a comunicação com os seus filhos, a lidarem com situações de birra, de frustração, de agressividade ou apatia, no fundo a serem eles os melhores coachs dos seus filhos.
O propósito, ao final de cada processo, claro está, é atingir o objectivo definido, mas o propósito maior é dar a cada criança, cada jovem, cada mãe e cada pai, as ferramentas, para que no futuro sejam eles capazes de enfrentar qualquer desafio!
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Amor e Liderança, conjungam?
O que precisamos para o Novo Ano
ACOLHIMENTO
CONFIAR NOS NOSSOS FILHOS
COMUNICAÇÃO EFICAZ NA FAMÍLIA
ÚLTIMA SEMANA DE AULAS!
Estou ansiosa pelo vosso CONTACTO para podermos sonhar juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt