Cada vez me convenço mais de que nós os “crescidos” temos muito mais a aprender com as crianças, do que elas connosco. Como se na nossa essência trouxéssemos o que mais importa, esse espírito livre, aberto e disponível para o que a vida nos dá e fossemos desaprendendo ao longo do caminho.
Nem sempre no meu dia a dia eu tenho disponibilidade de acompanhar as atividades dos meus filhos como gostaria, no outro dia dispus-me a ir assistir a uma aula completa de ginástica acrobática e ao lado estavam a decorrer mais duas turmas de ginástica. Chamou-me a atenção a motivação e dedicação destas crianças ao final de um dia de escola, em que também já elas estão cansadas e fizeram mil coisas. Às oito da noite mantinham o mesmo sorriso e entusiasmo num treino exigente e que nada tinha de espontâneo. Senti como uma verdadeira lição que nós, adultos, podemos tirar. As crianças estavam a fazer o treino a divertirem-se e com verdadeiro prazer pela atividade, achei extraordinário e algo que nós vamos perdendo ao longo da vida, esse juntar entre prazer e trabalho, esse viver o presente sem peso do que está para trás e do que está por vir.
Então de que forma podemos manter essa perseverança nos vários momentos da nossa vida, o que podemos aprender com os nossos filhos?
É apenas a minha perceção, mas o que vejo de diferente nas crianças e que se vai alterando à medida que crescemos, é que elas estão dispostas a tentar, não assumem o erro como algo negativo, isso vai sendo incutido, sabe-se lá porquê e como! Se não como explicaríamos as inúmeras tentativas que um bebé faz para começar a andar, segurar num brinquedo, falar e tudo mais. É de extrema dificuldade todas as primeiras aquisições e, no entanto, não conheço um único ser que tenha desistido, não estão preocupados com o que os outros pensam, nem sequer colocam a hipótese de não conseguirem, quaisquer que sejam o número de tentativas. A única coisa que importa é o que querem atingir e não descansam enquanto não forem bem-sucedidos, e assim que atingem algo logo passam para o desafio seguinte. Claro que há frustrações pelo caminho, choro, birras, e elas são fundamentais para o crescimento saudável. Mas mais do que a perseverança, o que eu acho verdadeiramente uma lição, pela minha experiência pessoal, é que na grande maioria das vezes, os bebés, as crianças fazem tudo isto a rir, a brincar, a divertirem-se e a desfrutarem do momento! É bonito ver a sua entrega genuína, o sorriso sem filtros.
É algo que tenho tentado reaprender, nem sempre bem-sucedida, claro, mas quero continuar a tentar, é essa leveza nas coisas, é estar atenta à simplicidade em vez de me focar naquele ponto que é mais difícil, outras vezes é apenas dedicar-me àquele momento sem deixar a cabeça viajar pelas preocupações.
Não digo que seja fácil, mas os benefícios em conjugar as situações, as tarefas, a nossa vida, com um sorriso, sem que isso nos traga culpa ou vergonha, é algo que vale a pena aprender! E nesse ponto acredito verdadeiramente que temos muito a aprender com os nossos filhos, se assim estivermos predispostos.
Escrever uma nova linha
Será que faz sentido?
Será tudo demasiado difícil?
Comunicação quê?
Só para aquilo que lhe apetece!
Serão as emoções para controlar?
Acredito em mim? E os meus filhos?
Dar ou receber?
Estaremos todos sozinhos?
É possível esticar o tempo?
Será fácil adaptarmo-nos?
Podemos parar?
O que é ser criança?
Como se expressa a empatia?
O que existe dentro de nós?
Onde mora a ansiedade?
Alienação de quê?
Começar por mim
As Forças Espiritualidade e Inteligência Social
As Forças Prudência e Amor pela Aprendizagem
As forças Bondade e Perspetiva
As Forças Humildade e Persistência
As Forças Esperança e Pensamento Crítico
As forças Perdão e Humor
As Forças Criatividade e Bravura
Justiça e Apreciação da Beleza e da Excelência!
Curiosidade e Autocontrolo
Juntar entusiasmo e trabalho em equipa!
Amor e Liderança, conjungam?
O que precisamos para o Novo Ano
ACOLHIMENTO
Ainda conseguimos olhar para além de?
Estou à vossa espera para podermos Sonhar Juntos!
"O mais importante é que os pais, professores, educadores e cuidadores em geral se sintam capacitados e capazes de lidar com os desafios do dia a dia."
+351 919 757 060 // +351 915 468 766
sonhos@inessottomayor.pt